Projetos inovadores da Lipor

a a a

A Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Lipor aposta em 3 áreas prioritárias para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos a trabalhar para encontrar as soluções que valorizam ao máximo os materiais que hoje são considerados resíduos transformando-os em recursos essenciais à sociedade, nomeadamente:

  • Valorização das escórias – aproveitamento das escórias resultantes do processo de incineração de resíduos sólidos urbanos em materiais que possam ser usados como materiais de construção ou como materiais que sejam introduzidos noutros processos industriais. 
  • Produtos para agricultura – O Nutrimais é um produto de excelência, produzido pela Lipor através de resíduos orgânicos e usado tanto na agricultura convencional como em Agricultura Biológica. No entanto, com o crescimento da Bio economia torna-se necessário desenvolver novos produtos à base de materiais orgânicos. Alguns projetos da Lipor focam-se nos resíduos orgânicos para deles extrairmos produtos mais naturais, com mais qualidade e que ofereçam soluções mais sustentáveis do que aquelas que encontramos hoje no mercado.
  • Materiais puros – Numa economia que se quer cada vez mais circular, garantir a qualidade dos materiais reciclados é fundamental para que todo o sistema funcione. Queremos por isso aumentar e garantir a qualidade dos polímeros e dos metais que tratamos para que as indústrias que usam estes recursos possam criar produtos mais resistentes, mais duráveis aumentando assim o ciclo de vida dos materiais e contribuindo para a implementação da Economia Circular.

Aqui pode saber mais sobre esta Unidade e sobre a Inovação na Lipor

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros