Projeto ESTRAEE

a a a

projeto ESTRAEE, o qual a Lipor integra, tem como objetivo principal promover no espaço transfronteiriço da Galiza-Norte de Portugal, uma estratégia para a gestão sustentável dos equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, envolvendo os cidadãos, a Administração local, os fabricantes e produtores, através dos Sistemas de Responsabilidade Alargada do Produtor, no âmbito do quadro normativo vigente.

Para tal, o projeto contempla:

  • A melhoria dos sistemas de recolha seletiva municipais através da adaptação, no quadro da Diretiva REEE, de 18 ecocentros localizados no espaço transfronteiriço, para que assegurem um correto armazenamento dos REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), tendo em vista a sua posterior reutilização.
  • A definição de um normativo comum que defina as melhores práticas para o cumprimento da Diretiva e para a gestão sustentável dos REEE no âmbito das operações municipais de gestão de REEE.
  • A realização de um estudo de Análise de Ciclo de Vida (ACV) de diferentes tipologias de REEE: máquinas de lavar roupa; máquinas de lavar loiça; tablets e smarthphones, comparando a reutilização e a reciclagem.
  • A implementação de uma bolsa de recursos e matérias-primas secundárias.

Aprovado no âmbito do programa de cooperação Espanha-Portugal, através do programa EP – INTERREG V – A (POCTEP) e em implementação de 2017 a 2019, o projeto é coordenado pela pela Deputación de Pontevedra (Espanha) e tem como parceiro português, para além da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, a ERP - Portugal (European Recycling Platform), do lado espanhol, os restantes parceiros são, a ERP SAS – Espanha, a Fundação Centro Tecnológico de Eficiência e Sustentabilidade Energética - Energylab e a Revertia - Reuse and Recycling.

O impulsionamento da preparação para reutilização, como opção prioritária em matéria de gestão de REEE, confere ao Projeto ESTRAEE um carácter pioneiro e inovador na Europa, abrindo portas para o desenvolvimento da economia verde no espaço de cooperação.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros