LIPOR integra o projeto Partnership for Sustainable Future

a a a
No âmbito do projeto Partnership for Sustainable Future, iniciativa incluída no Town Twinning Action between Turkey and the EU Grant Scheme (TTGS), teve lugar, nos dias 26 e 27 de junho, o Study Tour promovido pelo Município de Samsun, Turquia.
Além do Município de Samsun, entidade coordenadora, participam no projeto financiado pela UE, a LIPOR, como exemplo de referência na integração dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável e práticas de circularidade, e a associação SURDER, responsável pelo desenvolvimento de projetos de âmbito local vocacionados para a promoção da agricultura biológica, sustentabilidade e promoção de negócios inclusivos.
 
O grupo da LIPOR teve oportunidade de partilhar o modelo de gestão de resíduos do Grande Porto, evidenciando as valências como a compostagem local, a promoção da biodiversidade, o envolvimento da comunidade e o programa Geração+, o trabalho desenvolvido pela Academia Lipor e a estratégia de economia circular que suporta e orienta toda a atividade. Um destaque especial foi dado também ao funcionamento das várias unidades operacionais da LIPOR e aos projetos de recolha seletiva, suscitando a atenção e o debate entre os intervenientes.
O Study Tour contemplou uma visita ao Kizilirmak Wetland and Bird Sanctuary (maior Zona Húmida da Região do Mar Negro e de vital importância em termos de biodiversidade de plantas e aves), Bafra Surmell Village (projeto de promoção de compostagem e agricultura em modo biológico, Aterro Sanitário e ETAR (área metropolitana de Samsun).
 
No próximo mês de outubro, será o momento da delegação turca conhecer de perto a realidade da Região do Grande Porto, possibilitando, uma vez mais, a troca de experiências e a partilha de conhecimento e de práticas entre as várias entidades envolvidas.
O projeto prevê ainda a realização de uma conferência internacional que contará com o apoio da LIPOR na organização e promoção da mesma. O evento deverá ocorrer durante o mês de novembro em Samsun, Turquia.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros