Lipor participou na 2.a Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho

a a a

A 2.ª Conferência Portuguesa sobre o Lixo Marinho, organizada pela APLM em parceria com aFundação para a Ciência e a Tecnologia, o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e a Câmara Municipal de Setúbal, decorreu nos dias 19 e 20 de setembro, no âmbito da sexta edição da Semana do Mar.

O encontro dedicado à problemática do Lixo Marinho, incluiu diversos painéis de debate sobre políticas e sensibilização, economia e sociedade e desenvolvimento de soluções inovadoras, além de um workshop de investigação sobre a distribuição e efeito dos microplásticoos no meio ambiente. As várias intervenções centraram-se na importância de se discutirem e promoverem estratégias e soluções de redução do uso de plásticos, em especial, para os produtos descartáveis, numa aposta cada vez maior na reciclagem e no uso de plásticos reciclados e, na coresponsabilização de todos os intervenientes da cadeia de valor.

Susana Lopes, em representação da LIPOR, fez uma exposição centrada no papel dos SGRUs na sensibilização dos cidadãos e na promoção de uma gestão sustentável dos recursos, destacando a importância de uma cidadania informada e participativa, bem como o esforçocontinuado na investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras, contribuindo para a transição para uma Economia Circular.

Ao longo dos dois dias da conferência assistiu-se a um caloroso debate entre os participantes, espelho da visibilidade e atualidade do tema.

 

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros