LIPOR presente na Semana de Conocimiento de Agua y Saneamento do BID

a a a

Nos dias 2 a 4 de dezembro decorreu, em Washington, a Semana de Conocimiento de Agua y Saneamento, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A LIPOR foi uma das entidades internacionais convidadas para participar na sessão dedicada à Gestão de Resíduos Sólidos, no painel "Experiencias Globales. Futuro de opciones metropolitanas y grandes ciudades en LAC, contrapunto com experiencia internacional”. A intervenção, a cargo de Susana Lopes, Técnica da Unidade de Negócio Internacional, abordou o percurso realizado pela Lipor, desde a década de oitenta até à atualidade, focando, entre outros, tópicos como o modelo de governança, financiamento, supervisão e controlo, a cooperação intermunicipal, a importância do planeamento, gestão sustentável de resíduos e principais projetos e iniciativas implementados, o papel da sensibilização e comunicação, recuperação de passivos ambientais.

A sessão de abertura da conferência anual ficou a cargo do Chefe Divisão de Água e Saneamento (WSA), do BID, Sérgio Campos, compartilhando com a assistência uma visão geral das múltiplas iniciativas desenvolvidas pela WSA, os objetivos do evento e os principais desafios para o futuro.

O primeiro dia da Semana de Conocimiento foi dedicado às Iniciativas promovidas pela Divisão de Água e Saneamento do BID, com especial enfoque nos projetos de melhoria do abastecimento de água e saneamento às populações. A segurança hídrica e a gestão das bacias hidrográficas transfronteiriças foi outro dos assuntos amplamente abordados ao longo do dia inaugural da conferência.

A sessão dedicada à Gestão de Resíduos Sólidos contou com palestras sobre Economia Circular, Plásticos e Lixo Marinho, Sistemas de gestão municipal de resíduos e exemplos de Inovação no setor, além do painel dedicado à partilha das experiências internacionais, que teve a LIPOR como convidada.

O último dia contou com um conjunto de oradores com intervenções associadas à Inovação no setor da Água e do Saneamento, destacando o papel da IoT e da IA na otimização dos sistemas e do setor.

Ao longo dos três dias de trabalho, que teve mais de 90 representantes oriundos dos 26 países da América Latina e Caribe, foram ainda dinamizadas várias dinâmicas de trabalho de grupo, contribuindo para a partilha de conhecimento e troca de experiências entre todos os participantes.

O programa final da Semana de Conocimiento de Agua y Saneamento pode ser encontrado aqui.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros