Valorização Orgânica

a a a
Matérias de origem animal que podem ser aceites na unidade de compostagem:
 
Aparas de carne imprópria para consumo (mas não afetadas por qualquer doença ou em avançado estado de degradação);
Restos de géneros alimentícios de origem animal (sempre sem embalagem);
Peixes e respetivos subprodutos destinados ao consumo humano (deverá ser garantida a correta separação dos resíduos, sendo fundamental assegurar que sacos plásticos, luvas, etc., não são colocados juntamente com as aparas do peixe amanhado.
 
Resíduos Não Admissíveis
 
Não são aceites ossos de grandes dimensões (superiores a 15cm) ou provenientes de desmanchos, vísceras, etc.
Não são aceites produtos embalados, líquidos, lamas, estrumes, produtos tóxicos, materiais inertes (terra, pedras, areias, vidros), papel e cartão, embalagens metálicas, ECAL, outros materiais não biodegradáveis, etc.

Custo de Deposição
 
A entrega de produtos orgânicos (conforme Tabela 1) é gratuita para o ano em vigor, sempre que se verifique a ausência/presença muito diminuta de contaminantes, mediante inspeção das cargas (visual e/ou quantitativa).
 
Contudo a presença de alguns materiais pode implicar a rejeição imediata da carga: materiais perigosos, resíduos em adiantado estado de putrefação, presença de terra, pedras e/ou contaminantes de grandes dimensões (monstros), material não autorizado (ex: subprodutos de origem animal da categoria 1 ou que origine graves transtornos no funcionamento normal da instalação).
 
No caso de não conformidade é feita a cobrança integral da carga de acordo com a tarifa em vigor na Central de Valorização Energética e Confinamento Técnico (CVECT) da Lipor, cujo valor poderá a cada momento ser consultado junto da Divisão de Contabilidade, Finanças e Controlo de Gestão da Lipor.
 
Os resíduos, sempre que aplicável, terão que ser acompanhados do Modelo A – Guia de Acompanhamento de Resíduos (modelo 1428).
Autorização de Descarga
 
Para obter autorização de descarga de resíduos orgânicos na Central de Valorização Orgânica os clientes devem aceder ao Portal da Lipor- botão "Clientes & Fornecedores”, aceder ao Pré-Registo e preencher o formulário disponibilizado (todos os campos são de preenchimento obrigatório).
 
Após a aprovação do pré-registo, será enviado via e-mail um nome do utilizador e palavra-chave, bem como o endereço de acesso ao Portal Clientes. Deste modo os clientes terão acesso à "Área Privada de Clientes”, onde poderão efetuar os Pedidos de Agendamento de Descarga. Para efetuar o pedido de agendamento, o cliente pode visualizar no ecrã inicial um documento que se encontra para download com todas as indicações de como efetuar o referido pedido.
Resíduos Admissíveis
 
Dada a diversidade de resíduos orgânicos passíveis de serem compostados na Central de Valorização Orgânica da Lipor, apresenta-se uma lista não exaustiva dos materiais admissíveis. Segue uma descrição genérica:
 
Frutas e legumes frescos - não embalados;
Restos da preparação e confeção de refeições;
Sobras de alimentos cozinhados;
Pão e bolos - não embalados;
Produtos alimentares fora do prazo de validade para consumo – não embalados.
 
Resíduos por código LERObservações
02 02 03Materiais impróprios para consumo ou processamento (carnes/peixes) São aceites subprodutos de origem animal categoria 3; não são aceites vísceras, sangue, ossos (com tamanho superior a 15cm), couros, carcaças, material em estado avançado de putrefacção, etc
02 03 04 Materiais impróprios para consumo ou processamento (frutas/legumes)Não são aceites produtos embalados.
02 05 01 Materiais impróprios para consumo ou processamento (lacticínios)Não são aceites produtos embalados; não são aceites produtos líquidos ou semi-líquidos.
02 06 01 Materiais impróprios para consumo ou processamento (panificação)Não são aceites produtos embalados; não são aceites produtos pulverulentos.
20 01 08Resíduos biodegradáveis de cozinhas e cantinasNão são permitidos contaminantes, como: embalagens, vidro, metais, cartão, papel, têxteis sanitários, produtos perigosos, etc
20 03 02Resíduos de mercadosNão são permitidos contaminantes, como: embalagens, vidro, metais, cartão, papel, têxteis sanitários, produtos perigosos, etc

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros