Dose Certa

a a a

O Dose Certa é um projeto que procura reduzir e combater o desperdício de alimentos ao mesmo tempo que promove a importância de uma alimentação sustentável, ao nível dos estabelecimentos de restauração (cantinas, restaurantes, hotéis, centros comerciais, mercados, entre outros).

É importante consciencializar para a elaboração de menus mais sustentáveis (consumo sazonal, consumo local, quantidade de alimentos e valor nutricional), que minimizem o desperdício alimentar e a produção de resíduos alimentares. Deste modo, obtêm-se vantagens ao nível não só económico, mas também ambiental e social, para os estabelecimentos de restauração, mas também para os clientes e para os Municípios (transporte e tratamento de resíduos).

É um projeto de participação voluntária, totalmente gratuito e com uma metodologia de implementação adaptável à tipologia de cada estabelecimento, com vista à redução do desperdício alimentar e dos custos associados. O intuito é conjuntamente encontrar soluções à medida de cada parceria.

 Como aderir?

Para aderir ao projeto basta enviar a sua intenção de participação no projeto Dose Certa para o e-mail: info@lipor.pt.
 
Em comum acordo, irão ser definidos as próximas etapas a serem implementadas para atingir-se o objetivo de reduzir o desperdício alimentar. A metodologia utilizada é sempre adaptável à tipologia de cada estabelecimento de restauração, aos interesses dos intervenientes.
 
O potencial de redução que se consegue obter com a implementação do projeto varia de acordo com a tipologia do estabelecimento, com o tipo de menu, com as práticas já implementadas e com o tipo de cliente. 
 
No Dose Certa a média de potencial de redução do desperdício de alimentos ronda os 30-35%, levando também a uma redução de custos. 
 

Conheça os estabelecimentos de restauração que já fazem parte do Dose Certa (no mapa aplique o filtro: Dose Certa).

 

Parceiros
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros