Matosinhos na luta contra o desperdício alimentar

a a a

A Câmara Municipal de Matosinhos, assinou hoje, dia 31 de janeiro de 2018, um protocolo de colaboração com a Associação Dariacordar para a promoção e dinamização do Projeto Zero Desperdício no concelho.

Numa altura em que mais de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo se perde ou é desperdiçado entre o local de produção e o seu efetivo consumo, este protocolo ganha uma relevância enorme, já que o Município de Matosinhos será mais um parceiro de peso na luta contra o desperdício.

Este projeto assenta na criação de uma rede local de parceiros que permitirá a disponibilização de meios e recursos que facilitarão o transporte e transferência de alimentos dos locais de produção até quem mais precisa, aproveitando alimentos que de outro modo seriam enviados para o lixo.

O protocolo permitirá de uma forma mais expedita conectar as empresas e entidades onde são produzidos os resíduos, como restaurantes, hipermercados, hotéis, empresas de catering, etc. e as instituições onde estes alimentos fazem falta e poderão ser utilizados, como as IPSS, as Misericórdias e outras entidades solidárias.

Assim, a Câmara Municipal de Matosinhos junta-se ao combate ao desperdício alimentar, comprometendo-se a perseguir os objetivos ambientais e sociais subjacentes ao Movimento Zero Desperdício.

A adesão é significativa, contando o projeto com outras entidades e instituições, unidas num mesmo objetivo – acabar com o desperdício alimentar. Entre os parceiros da Dariacordar podemos encontrar a Lipor, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), a Gertal, o Pingo Doce, a Cruz Vermelha Portuguesa - Centro Humanitário de Matosinhos, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos, o Lar da Santa Cruz e a Obra do Padre Grilo.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros