Renovação de espaços verdes na Lipor cumpre objetivo Zero Água

a a a
 
O projeto Espaços Verdes 2020 tem como finalidade a conversão de espaços verdes da Lipor. Tendo em conta os objetivos do projeto, pretendemos reduzir os custos de manutenção e os consumos de água criando espaços biodiversos.
 
Um dos jardins convertidos foi o espaço verde "talude” junto ao Centro de triagem e Parque A.
 
Após um ano da sua implementação, o sucesso da aplicação das técnicas de jardinagem sustentável está à vista de todos. Temos um espaço vigoroso, com diversidade de flora e habitats diversos, estimulando a biodiversidade local, com manutenção reduzida (somente duas podas anuais) e sem sistema de rega - ZERO REGA em 2018.
 
Anteriormente este espaço sofria uma elevada erosão do solo, tornando-o pobre e seco. Após a intervenção da equipa de manutenção dos Espaços Verdes, com a correta preparação do solo, seleção das plantas instaladas, aplicação da vala de infiltração de água (swale), cobertura de solo, respeito pela sucessão natural vegetativa, conseguimos criar um jardim abundante, rico, biodiverso e bem-adaptado às alterações climáticas que cada vez mais se fazem sentir em Portugal.
Este espaço está ainda em evolução pelo que poderemos esperar pela sua estabilização em termos visuais!!

A equipa irá até final do ano iniciar a conversão do jardim do Centro de Triagem com a aplicação de técnicas usadas na Agrofloresta e Permacultura. Esse jardim tem hoje grandes consumos de água e custos de manutenção, apresentando muito pouca biodiversidade. Pretendemos converter esse espaço num jardim produtivo, com abundância, custos reduzidos de manutenção e rega reduzida.
 
Será mais um espaço inovador e de experimentação onde serão aplicadas técnicas de jardinagem sustentável, permitindo sensibilizar e comunicar aos nossos visitantes as boas práticas aplicadas.
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros