Horta da Fontela acredita que “pelo sonho é que vamos!"

a a a

No início havia a vontade! Mas, também, existiam muitas dúvidas e receios! Como por exemplo, como vamos organizar o espaço, tentando rentabilizar e minimizar os custos; como vamos arranjar a terra e composto; como conseguir regar de forma sustentável; quem vai ajudar…entre outras questões que se levantam quando pensamos em abraçar este projeto da horta pedagógica” admitiu a Educadora Clara Santos do Jardim de Infância da Fontela do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis – Gondomar.

Em setembro de 2017, no âmbito do projeto Lipor Geração + (PLG+) o desafio da horta pedagógica do Jardim de Infância da Fontela, do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, foi acolhido com grande entusiasmo por toda a Comunidade Escolar, pelo Sr. Lindolfo - zelador do Conjunto Habitacional da Fontela que, em parceria com a LIPOR, idealizaram uma estratégia para transformar um espaço abandonado, repleto de ervas daninhas, numa "horta encantada” para as Crianças daquele Jardim de Infância.

O mote "pelo sonho é que vamos!” incentivou cada um a dar mais e acreditar que pode cuidar da sua horta. Uniram forças, prepararam o terreno, converteram pneus velhos em canteiros, fizeram sementeiras, plantaram árvores de fruto, hortícolas, leguminosas e ainda ervas aromáticas, mas não ficaram por aqui, construíram também, um reservatório de águas pluviais para um sistema de rega mais sustentável e "pretendemos continuar a sonhar para ir mais além” sussurrou o Sr. Lindolfo cheio de orgulho enquanto contava a flores dos pimentos.

A horta na escola é fundamental para ampliar o contato com a Natureza, dentro e fora da sala de aula. Proporcionando assim, tanto aos alunos, como à restante Comunidade Escolar, desenvolverem conhecimentos e habilidades que lhes permitam gerar, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada e saudável.

"Tudo foi pensado com muito cuidado e carinho, tendo em conta as questões ambientais e exemplificar técnicas de agricultura biológica” sublinhou a Educadora Clara, uma vez que todos os produtos agrícolas produzidos serão para consumo próprio das Crianças. No entanto, o momento mais apreciado pelas Crianças foi a visita inesperada de um ouriço-cacheiro.

Durante este ano letivo, o Jardim de Infância da Fontela teve o privilégio desenvolver uma horta pedagógica, contudo ainda há um grande potencial de atividades pedagógicas passiveis de desenvolver com alunos, estimulando-os para um futuro mais sustentável.

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros