Notícias

a a a
15 de Outubro de 2018

A LIPOR e a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto assinam protocolo de colaboração

A LIPOR e a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto assinaram um Protocolo de Colaboração potenciando o trabalho que, no âmbito da Estratégia de Biodiversidade da LIPOR, tem vindo a ser realizado em diversos locais da região.

O presente Protocolo associa o desenvolvimento de atividades de colaboração, permitindo o alargamento do "Programa Metro Quadrado” a mais 10 (dez) hectares na área florestal que integra o Parque das Serras. Com este programa de manutenção de floresta nativa a LIPOR responsabiliza-se pelo acompanhamento, manutenção e fortalecimento de árvores autóctones plantadas no âmbito de programas de reflorestação. A LIPOR assume, deste modo, um compromisso para a criação e manutenção de bosques autóctones, com o objetivo de promover a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas, contribuindo para a amenização paisagística, a redução do risco de incêndio e o bem-estar das Comunidades.

Adicionalmente a LIPOR irá investir na promoção de um Estudo, por parte de um consultor especializado, para a criação de um Programa Estruturado de Florestação para geração de créditos de carbono no Parque das Serras do Porto. Estes créditos, gerados por via do sequestro florestal, poderão ser utilizados como mecanismo de compensação por instituições, empresas e cidadãos que pretendam reduzir (e anular) as suas emissões de gases com efeito estufa (GEE) de forma voluntária. Este será um projeto de longo prazo, gerido por uma entidade a constituir, com capacidade efetiva de gerar retorno ambiental, proporcionando, deste modo, financiamento para a recuperação e valorização do Parque das Serras do Porto.

Download (474KB)
      
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros