Notícias

a a a
16 de Novembro de 2018

Prevenção de Resíduos Perigosos: É tempo de desintoxicar!

Em 2018 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 17 e 25 de novembro. Este ano, o tema central da Semana é a Prevenção de Resíduos Perigosos: É tempo de desintoxicar! Estes representam um risco maior para a nossa saúde e para o nosso ambiente quando comparado com outros tipos de resíduos. Assim, é ainda mais importante reduzir o nosso consumo de produtos com conteúdos perigosos, bem como certificar-se de que eles são adequadamente eliminados. Em 2018, é hora de desintoxicação e diminuir o uso de tais produtos e por isso será o foco da EWWR 2018.

Na área de influência da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas 222 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana em todos os Municípios da Lipor e abrangendo diferentes públicos-alvo. A nível nacional contabilizaram-se cerca de 400 ações.

As ações, ao nível da Lipor, estão disponíveis para consulta em: www.lipor.pt/pt/residuos-urbanos/prevencao/semana-europeia-da-prevencao-de-residuos-ewwr-2018/.

Algumas das Entidades participantes são: Hard Rock Café Porto; ANA Aeroportos; os Municípios Associados da LIPOR; Juntas de Freguesia; Escolas; CCDR-Norte; Vintage for a Cause; LIPOR; entre outras.

17 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018.

Neste dia, o REPAIR CAFÉ PORTO promove um evento-workshop onde as pessoas que sabem um pouco mais sobre, por exemplo pequenos eletrodomésticos, ajudam as outras a reparar os seus aparelhos, fazendo com que os utilizadores tenham maior conhecimento e controle sobre as suas aquisições. A Vintage for a Cause desafia-o a trazer os naperons que estão guardados e transformá-los numa bela peça decorativa para tornar a sua casa mais aconchegante e moderna. O Município da Póvoa de Varzim facultará informação aos formandos para a reutilização de peças de vestuário que já não usam, transformando-as em novas peças de roupa ou em utilitários para o dia-dia. Será solicitado aos formandos que tragam uma peça de roupa que já não utilizam para poderem transformá-la durante o workshop.

No dia 19 a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva (Espinho) iniciará a construção de três bibliotecas comunitárias, a partir de três frigoríficos, já em fim de vida, fornecidos pelo Ecocentro do Município de Espinho. Estes serão decorados através da Ação Social do Município e colocados em três bairros sociais do concelho, junto dos parques infantis.

A Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Espinho, apresentará a sua Horta Terapêutica e Social, levada a cabo com o apoio dos projetos Jardim ao Natural e Horta à Porta.

Estas ações serão dinamizadas até 23/11.

A União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões dinamiza uma sessão de cinema com o filme "A era da Estupidez". O objetivo é de que no final os participantes debatam o tema e coloquem numa cartolina as ideias principais que retiveram com a visualização do filme. Esta ação tem como público-alvo os alunos do 7º ano de escolaridade. Esta ação decorrerá a 20 e 22 de novembro.

Durante a Semana daremos mais informações sobre outras atividades em curso.

Durante toda a Semana:

  • No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos;
  • Nos Municípios da Lipor estarão em exibição mupies na via pública com a mensagem da prevenção;
  • No Hard Rock Café Porto quem não come tudo Embrulha.;
  • A Papelaria Arco Iris (Gondomar) promove a reutilização de livros usados através da criação de um corner no estabelecimento para livros em segunda mão;
  • A Lipor enviará toda a sua correspondência com o selo de correio da Prevenção e terá ao dispor dos seus visitantes o autocolante "Publicidade Aqui Não! Obrigado!”
  • Em vários municípios da LIPOR haverão cursos de Compostagem Caseira Terra-a-Terra. Consulte www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/compostagem-caseira/terra-a-terra/particular/ e veja nos que pode participar.

Durante a Semana serão dinamizadas ações em todos os Municípios da Lipor; que decorrerão durante todos os dias da semana; abrangendo diferentes públicos-alvo.

Aceda a www.lipor.pt – Prevenção e consulte todas as ações. 
www.lipor.pt/pt/residuos-urbanos/prevencao/semana-europeia-da-prevencao-de-residuos-ewwr-2018/

Em caso de dúvidas, por favor contacte Rita Rebelo – rita.rebelo@lipor.pt ou Rosa Veloso – rosa.veloso@lipor.pt ou pelo telefone 229 770100.


Download (348KB)
      Comunicado de Imprensa
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros