Resíduos Verdes

a a a

 

Sabe-se que a fração de biorresíduos representa cerca de 40% dos resíduos produzidos a nível nacional, sendo que os resíduos verdes, na área de influência da LIPOR, representam cerca de 13,8% da fração indiferenciada.

Assim, o Projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Verdes, numa iniciativa conjunta entre a LIPOR e os seus Municípios Associados, surge com o objetivo de:


 

A implementação deste projeto permitiu, ainda em 2018:


 

Vive num dos oito municípios da Lipor?

Já em 2019, o serviço de recolha seletiva de resíduos verdes vai ser reforçado com novos circuitos, permitindo que os cidadãos possam separar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins e encaminhar gratuitamente para recolha através de um sistema específico para cada município.

 


Com o encaminhamento dos resíduos verdes de todos os cidadãos dos municípios associados, estes passarão por um processo de valorização orgânica permitindo a sua transformação e posterior produção de um adubo natural de alta qualidade – o NUTRIMAIS.

 

 

Apoiado por fundos da União Europeia

O PO SEUR constitui um instrumento fundamental para Portugal enfrentar os desafios identificados na Estratégia Europa 2020, tendo em consideração a dimensão nacional que cada um deles assume. Neste sentido, este PO assume-se como tributário de parte da Agenda Valorização do Território, prosseguida no período 2007-2013 e a qual foi em parte financiada pelos Fundos Estruturais e de Coesão, ganhando uma maior abrangência com a integração da dimensão energética, nas vertentes eficiência, renováveis e segurança de abastecimento, enquanto mecanismo privilegiado para o cumprimento das políticas públicas do setor.


voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros