Abelhas contribuem para o equilíbrio dinâmico da biodiversidade da Parque Aventura LIPOR

a a a

No âmbito da sua Estratégia de Biodiversidade a Lipor continua a trabalhar em diversas frentes para a promoção da biodiversidade e para o aumento da sensibilização dos cidadãos e de todos os que visitam os seus espaços.

Na vertente da Aplicação e Sensibilização, a Equipa de Espaços Verdes deu mais um passo na construção de um parque dinâmico e biodiverso com a instalação de colmeias no Parque Aventura.

Como todos sabemos as abelhas são essenciais para a vida na Terra e uma peça base importantíssima para o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo a polinização de variadíssimas espécies.

Com efeito, na busca do pólen, a sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos, garantindo a sua reprodução. Esta polinização é fundamental, uma vez que cerca de 80% das plantas se reproduzem desta forma, garantindo assim a continuidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

Pensando no aumento da biodiversidade e na manutenção dos nossos espaços verdes, instalamos 10 colmeias no Parque Aventura Lipor, na encosta nascente, numa área onde não incomodam ou são incomodadas pelos visitantes.

Esta instalação foi também resultado de uma sessão de Brainstorming realizada com os colaboradores da Lipor em que foi lançado o desafio "dar mais cor e vida aos espaços verdes”.

Saiba mais sobre a Estratégia de Biodiversidade da Lipor aqui

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros