Estudos de Caracterização e Diagnóstico

a a a
O objetivo principal dos trabalhos consistiu em caracterizar e cartografar a diversidade de biótopos presentes nas áreas sob gestão da LIPOR, mais concretamente através da cartografia e caracterização das diferentes categorias urbanas de habitats (UHCs) presentes.

A metodologia geral baseia-se na identificação e mapeamento de Categorias Gerais de Habitat ("General Habitat Categories”, ou GHCs). Na metodologia adaptada, as GHCs são substituídas por Categorias Urbanas de Habitats (UHC), as quais, tal como as GHCs, estão centradas na classificação das formas de vida das plantas, complementada com informação relativa ao uso humano, condições ambientais e composição de espécies.

Para a realização da cartografia de biótopos, com base nos critérios descritos na secção anterior, foram inicialmente realizados alguns trabalhos preparatórios, a partir de fotografias áreas obtidas a partir dos voos de um UAV (Unmanned Aerial Vehicle, ou Veículo Aéreo Não Tripulado).

Figura 3 - Pormenor da plataforma UAV SenseFly-SwingletCAM, utlizada na recolha de imagem aérea para realização da cartografia de biótopos.Figura 3 - Pormenor da plataforma UAV SenseFly-SwingletCAM, utlizada na recolha de imagem aérea para realização da cartografia de biótopos.

 
Este projeto é desenvolvido em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto – CIBIO, sob coordenação técnico-científica do Professor João Pradinho Honrado.             
 

voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros