1. Assumir o desafio da Sustentabilidade Trabalhar, sempre, com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro, proteger os Recursos Naturais e o Ambiente, não esquecendo a responsabilidade da LIPOR para com a Comunidade e os seus Colaboradores.
2. Apostar na Prevenção Promover a minimização da produção de resíduos, atuando junto dos parceiros com o objetivo da conservação da Natureza e dos recursos e a redução dos impactos na Saúde Pública. 3. Estreitar relações com as partes interessadas Continuar a promover o bom relacionamento com os parceiros da LIPOR, especialmente os Cidadãos e os Municípios seus associados, reconhecendo que o seu papel é preponderante para o sucesso de todo o trabalho da LIPOR. Também as ações de benchmarking com a troca de experiências são para a LIPOR uma necessidade assumida.
4. Encarar os resíduos como recursos Assumir de forma clara que a abordagem na Gestão de Resíduos é realizada na ótica da Gestão de Recursos, encarando-os como tal, fazendo todos os esforços para a sua valorização mais adequada.
5. Definir e aplicar uma Hierarquia para a Gestão de Resíduos Trabalhar para que o sistema de Gestão de Resíduos da LIPOR siga as linhas de orientação da União Europeia. Neste sentido foi adotada a seguinte Hierarquização: Prevenção, Reutilização, Reciclagem (Multimaterial e Orgânica), Valorização Energética e Confinamento Técnico. |