DIVULGAÇÃO

Matosinhos

Matosinhos alarga recolha seletiva de resíduos verdes

Dando seguimento ao cumprimento da Estratégia de Gestão e Valorização de Resíduos, o Município de Matosinhos, com o apoio da LIPOR, promove o alargamento da recolha seletiva de resíduos verdes, em zonas referenciadas de maior potencial de produção desta tipologia de resíduos.

Nesta fase, este alargamento pressupõe a colocação na via pública de mais 304 contentores de proximidade para resíduos verdes, a instalação de 14 caixas de grande capacidade em zonas habitacionais de elevado potencial de produção e a duplicação da capacidade existente nos Ecocentros para a receção desta fração de resíduos.

Este reforço de serviço por parte do Município de Matosinhos, servirá de forma direta mais de 32 000 alojamentos, tornando a entrega para reciclagem dos resíduos verdes, + cómoda, + próxima, + funcional e + sustentável.

Para assegurar o envolvimento da comunidade, estes alojamentos receberão uma monofolha com a informação necessária para participar no processo e complementarmente, serão desenvolvidas ações de animação e sensibilização local, em zonas específicas do concelho (locais e datas infra), em que a personagem “Jardineiro Coscuvilheiro” desafiará os munícipes a reconhecer a importância da reciclagem dos resíduos verdes, apresentando-lhes os novos contentores.

O bom encaminhamento de resíduos verdes permite, através de um processo de compostagem, a sua valorização e transformação num adubo natural de alta qualidade – o NUTRIMAIS, devolvendo à terra o que veio da terra!

Continue a dar mais à Reciclagem!

LIPOR | 40 Anos a reinventar o amanhã


Mais informações:

Sobre os Resíduos Verdes - Lipor | Resíduos Verdes - Lipor


Datas e Locais de sensibilização local:

30/7 manhã - Praceta Humberto Cruz

30/7 tarde - Praceta António Ferrinha

1/8 manhã - Rua Esmeralda Santos - Cohaemato

1/8 tarde - Rua Pêro Escobar

2/8 manhã - R. das Austrálias

2/8 tarde - R. Bernardo Santareno com a Rua Almada Negreiros

3/8 manhã - Rua de Manhufe

3/8 tarde - R. Alexandre O'Neill

4/8 manhã - Praceta Juntos Venceremos (Cooperativa de Habitação Juntos Venceremos)

4/8 tarde - Praceta Henrique Medica/Praceta António Ramalho

5/8 manhã - Rua Engº. António da Costa Reis (Cooperativa de Habitação Gente do Amanhã)c/ Rua Hernâni Torres

5/8 tarde - Rua Eugénio de Castro, junto ao ecoponto

6/8 manhã - R. do Corgo c/ a Rua do Chão

6/8 tarde - Rua Cabo Espichel

NOTA: Os horários previstos para as ações são: 10h30-13h30 (manhãs) e 14h30-17h30 (tardes)

Para mais informações contactar:

Câmara Municipal |geral@cm-matosinhos.pt | 800 301 234

Campanha financiada por


Recolha seletiva porta-a-porta chega a novas zonas de Matosinhos

Resíduos recolhidos reverterão a favor da Associação Rumo à Vida

Começou uma nova fase de recolha multimaterial porta-a-porta no município de Matosinhos, com novos circuitos, de forma regular, nos setores residenciais de Lavra e Perafita, abrangendo cerca de 800 fogos.

Com este alargamento, o concelho de Matosinhos passará a ter cerca de 2 200 alojamentos com recolha seletiva porta-a-porta, abrangendo aproximadamente 4 800 pessoas.

O alargamento arrancou com a entrega dos pendurantes de ativação da campanha, a que se segue a distribuição gratuita de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro e lixo) a cada um dos fogos abrangidos; uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta reciclagem, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de entrega, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais; e a implementação do sistema propriamente dito.

O novo sistema de recolha seletiva porta-a-porta arrancou no Município de Matosinhos em abril de 2018, em algumas zonas piloto (Senhora da Hora, nos conjuntos habitacionais de Carcavelos, do Estádio do Mar e da Bataria), com o objetivo de aumentar os quantitativos de resíduos recolhidos. O sucesso do projeto refletiu-se no presente alargamento e na necessidade de abranger mais circuitos e novos fogos.

Com o mote “Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor da Associação Rumo à Vida.

Campanha financiada por


Sistema de recolha seletiva porta-a-porta | Sessão de Esclarecimento Leça de Palmeira

Campanha financiada por


Matosinhos inicia projeto inovador de recolha seletiva de lixo

Resíduos recolhidos reverterão a favor da Associação Rumo à Vida

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto vão iniciar na próxima semana um método inovador de recolha seletiva de resíduos domésticos e do setor da restauração.

O projeto, que será apresentado na próxima segunda-feira, 30 de abril, às 16h30, no Auditório do Parque do Carriçal, vai arrancar na zona residencial e cooperativa da Senhora da Hora, nos conjuntos habitacionais de Carcavelos, do Estádio do Mar e da Bataria, e nos restaurantes da Rua Heróis de França.

Visando alterar o paradigma da recolha de resíduos no município, o projeto procurará potenciar a separação de resíduos com potencial de reciclagem, encaminhando-os para posterior valorização. A recolha será feita porta-a-porta, reduzindo-se, assim, a quantidade de lixo depositado na via pública.

Para beneficiarem deste método, os moradores e restaurantes das áreas abrangidas vão receber contentores apropriados, sendo visitados por equipas técnicas que prestarão todos os esclarecimentos sobre o funcionamento deste novo método de recolha.

Parte do valor angariado com a venda dos resíduos para reciclagem reverterá para a Associação Rumo à Vida, uma IPSS do concelho de Matosinhos que presta apoio a cidadãos com deficiência.

Sobre a Campanha de Comunicação

"Reciclar é dar +" é o mote da ação de sensibilização que dá suporte à implementação de circuitos de recolha seletiva porta-a-porta, em zonas específicas dos municípios abrangidos pela LIPOR, em cerca de 25 mil fogos sinalizados.

Esta campanha soma ao cariz ambiental, o cariz social, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos revertem a favor de instituições e/ou projetos sociais locais. Dê + !

A implementação deste novo sistema é precedida da distribuição de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro e indiferenciados), a cada um dos fogos abrangidos, em simultâneo com uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais.

Com o mote “Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor da Associação Rumo à Vida. A ação foi, igualmente, antecedida por um momento de ativação com a entrega de informação aos cidadãos.

Campanha financiada por