Projeto METRO QUADRADO

a a a
O projeto Metro Quadrado da LIPOR obteve uma candidatura aprovada ao abrigo do Aviso nº 9451/2019: Programa Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Melhoria do conhecimento e do estado de conservação do património natural e da biodiversidade do país (vulgo Fundo Ambiental).

Este é um Programa de adoção de áreas de floresta nativa em processo de restauro ecológico de habitats, para a conservação de valores e recursos naturais, no sentido de garantir um conjunto de operações que assegurem a manutenção da biodiversidade destas áreas. 

Estando este Projeto inserido na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, encontra-se igualmente enquadrado na Estratégia de Biodiversidade da LIPOR – o nosso Lado "B”.

Assim, é objetivo desta operação alargar os atuais 12 hectares, a mais 10 hectares, totalizando 22 hectares em área de Rede Natura 2000 na área das Serras do Porto, bem como contribuir para a proteção e conservação de espécies identificadas na Diretiva Habitats e Aves ou classificadas como espécies raras. Complementarmente, pretende-se fomentar a aproximação dos valores naturais e da biodiversidade à comunidade e demais partes interessadas. 

Este projeto está assente em 4 eixos estratégicos, dentro dos quais estão a ser desenvolvidas um conjunto de atividades, tais como:
  • Eixo 1 – Ativação, através da implementação de uma Campanha de Comunicação de Biodiversidade;
  • Eixo 2 – Manutenção, pelo desenvolvimento de um conjunto de operações com vista a assegurar a manutenção das áreas de intervenção de florestas e reabilitação de habitats;
  • Eixo 3 – Aproximação&Apropriação, pelo envolvimento da comunidade e demais partes interessadas do projeto, dando-se a conhecer o trabalho realizado e fazendo com que todos se apropriem das áreas e as valorizem como suas;
  • Eixo 4 – Avaliação, pela análise da eficácia das iniciativas desenvolvidas.
Considera-se que este Programa constitui um contributo direto da LIPOR para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, em particular para o ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre). Simultaneamente, o alinhamento do mesmo é também efetivo no que diz respeito ao ODS 13 (Ação Climática).
 
 
voltar
Locais de deposição
Encontre o local mais perto de si para depositar seus resíduos.
Ecopontos
Ecocentros