Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

"A atividade, o investimento e a inovação empresariais privadas são dos mais importantes motores da produtividade, do crescimento económico inclusivo e da criação de emprego. Reconhecemos a diversidade do setor privado, desde as microempresas a cooperativas multinacionais. Exortamos as empresas a aplicar a sua criatividade e inovação para resolver os desafios de desenvolvimento sustentável.”

Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável

O Compromisso da LIPOR

Transformamos o nosso mundo!

Porque empreendemos esforços, assumimos o desafio da Sustentabilidade e estamos comprometidos com as prioridades globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, interligamo-los às nossas estratégias empresariais.

Como exemplos do nosso envolvimento com os ODS implementamos processos estruturados de Inovação, de garantia da conformidade dos Sistemas de Gestão da Qualidade, de desenvolvimento do Programa de Educação e Intervenção Ambiental, de promoção da Prevenção da Produção de Resíduos, de implementação da Estratégia LIPOR 4M e da Estratégia de Biodiversidade, bem como o estabelecimento de Parcerias Multissetoriais.

Apresentamos, a seguir, a interligação da nossa Estratégia aos diferentes ODS.

Através da produção do corretivo agrícola natural, o NUTRIMAIS, a LIPOR contribui para a manutenção ou aumento da fertilidade natural dos solos.

O desenvolvimento do Programa de Educação e Intervenção Ambiental (PEIA) visa criar uma oferta educativa que promova o compromisso dos cidadãos com as práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica e ambientalmente sustentáveis e responsáveis.

O Projeto de Valorização do rio Tinto pretende monitorizar a evolução da qualidade da água, permitindo intervenções indispensáveis para a recuperação do rio, reavivar o ecossistema ribeirinho e definir usos futuros sustentáveis no mesmo.

A Valorização Energética dos resíduos indiferenciados favorece a produção de uma energia sustentável, local e, em parte, renovável.

A LIPOR garante a conformidade dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, de forma a pautar as suas atividades pela excelência.

A implementação de um processo estruturado de Inovação potencia o conhecimento interno e fortalece as sinergias com a Investigação e o Desenvolvimento.

O Parque Aventura é um espaço público de lazer, promoção da atividade física e de sensibilização que resultou do processo de selagem, recuperação e valorização ambiental e paisagística do antigo aterro sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte, devolvendo-o à população.

Trabalhando no sentido de atuar como catalisador de mudança, desenvolve-se um conjunto de políticas, programas e ações que promovem a Prevenção da Produção de Resíduos.

A Estratégia LIPOR 4M - menos Resíduos, menos Carbono, mais Clima, mais Biodiversidade representa o nosso contributo voluntário no combate às alterações climáticas.

Comprometemo-nos publicamente a desenvolver uma Estratégia de Promoção da Biodiversidade para a Região do Grande Porto, incluindo uma componente de investigação e desenvolvimento, e uma componente de aplicação e sensibilização.

O envolvimento da LIPOR em Parcerias Multissetoriais Nacionais e Internacionais tem como intuito incentivar e ancorar o desenvolvimento sustentável.

A LIPOR associou-se à iniciativa do BCSD Portugal para a promoção dos ODS, apresentando alguns dos casos de estudo e projetos que tem desenvolvido em correspondência com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Estes casos de estudo podem ser consultados na página: www.ods.pt.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi