Lançamento do Projeto CITRES na Ilha do Maio, em Cabo Verde

No passado dia 27 de junho, decorreu, na Ilha do Maio em Cabo Verde, o evento de lançamento oficial do Projeto CITRES - Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos.

Contou com a presença da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, do Instituto Camões, I.P., de representantes da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, de representantes da Cooperação Portuguesa, do Presidente da Câmara Municipal da Ilha do Maio e respetiva equipa e da Diretora da DNA – Direção Nacional do Ambiente de Cabo Verde.

O grande objetivo, findo o Projeto, é que o Município do Maio seja capaz de garantir uma gestão eficaz e sustentável dos resíduos urbanos produzidos na Ilha do Maio, através da criação de um sistema de recolha, tratamento e valorização dos resíduos e da sensibilização da população para as questões ambientais.

Para o efeito, serão desenvolvidas atividades integradas e complementares em 5 grandes drivers de ação:

- Infraestruturas (construção do complexo CITRES),

- Implementação da Recolha Seletiva,

- Educação e Sensibilização Ambiental,

- Capacitação.

- Estudo Económico.

Os principais parceiros de implementação são o Município do Maio, o Ministério da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, a ANAS – Agência Nacional de Águas e Saneamento de Cabo Verde e a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto. A LIPOR assume o papel de parceiro implementador, enquanto entidade especialista em gestão de resíduos.

O Projeto CITRES Maio – Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos na Ilha do Maio conta com cofinanciamento da UE e da Cooperação Portuguesa através do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. que assegurará também a implementação do projeto na modalidade de cooperação delegada.

Espera-se ainda que o Projeto possa servir de modelo e inspirar ações semelhantes, noutras ilhas do arquipélago.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi