25 Out
LIPOR e Municípios Associados apostam na circularidade dos REEE
Associado às comemorações do Dia Internacional da Reparação, realizou-se no dia 21 de outubro, o workshop "Reparar é Melhor que Reciclar”, dirigido aos Municípios Associados da LIPOR. O Workshop pretendeu apresentar o trabalho realizado no âmbito do Projeto Capitaliza ESTRAEE , desenvolvido em parceria com a Deputación de Pontevedra e cofinanciado pelo Programa Interreg POCTEP, que em 2023 resultou na recolha, nos 9 ecocentros abrangidos, de 662,76 toneladas de REEE, representando um aumento de 11% face ao ano anterior.
Das ações implementadas, destaca-se a apresentação dos resultados do estudo "Potenciação da Reutilização e Reciclagem de REEE na área de influência da LIPOR”, realizado com a colaboração da 3Drivers, que permitiu definir um conjunto de propostas de melhoria para a gestão sustentável destes resíduos. E, a Campanha de Comunicação "Vamos tornar a Economia Circular”, com o objetivo de promover o envolvimento do cidadão no correto encaminhamento deste fluxo.
Salienta-se que o workshop contou com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente que abordou os desafios do PERSU 2030 na área dos REEE e o papel fundamental dos Municípios. E, com a partilha inspiradora de bons exemplos: o Eco Porto – Centro para a Circularidade da Cidade do Porto, pela Porto Ambiente, e o Repair Café do Ecocentro de Aveiro, pela Veolia.
O evento incluiu, ainda, um momento de demonstração prática pela Escola de Segunda Oportunidade de Valongo, parceira do CREW, e uma dinâmica de grupos para reflexão e identificação de ações para melhorar áreas como a recolha ou a reparação, entre outras, em alinhamento com o delineado nos PAPERSU Municipais.
O workshop envolveu 49 participantes de diferentes setores dos Municípios, incluindo a área da gestão de resíduos, a ambiental e a social, demonstrando que todas são fundamentais para a concretização de uma maior circularidade dos REEE a nível local.