Há 3 dias

LIPOR promove Apoio Técnico Especializado em Espaços Desportivos da Póvoa de Varzim

A sociedade atual está em constante desenvolvimento. O crescimento da população traduz-se num aumento da produção de resíduos e, por este motivo, é importante atuar neste setor de modo a adotar o melhor método de gestão, minimizando assim as problemáticas ambientais associadas.

Os recintos desportivos são espaços de produção privilegiada, nomeadamente de embalagens de plástico e metal e, simultaneamente espaços facilitadores do processo de reciclagem, por parte dos utilizadores.

A LIPOR é hoje uma entidade que reflete as melhores práticas ambientais de gestão de resíduos. Deste modo e alinhado com a sua estratégia e dos seus municípios associados, está em curso a implementação de um modelo de separação e recolha de resíduos recicláveis em recintos desportivos na Póvoa de Varzim, nomeadamente a Academia de Ténis e Indoor Padel; o Clube Desportivo da Póvoa; o Estádio Municipal da Póvoa do Varzim; e o Complexo Desportivo da Póvoa do Varzim.

Este trabalho teve como principais objetivos;
  • Implementar um modelo de Serviço de Recolha Seletiva de Resíduos nos espaços desportivos;
  • Aumentar os quantitativos de resíduos enviados para valorização multimaterial;
  • Fomentar o compromisso dos espaços desportivos no encaminhamento dos seus recicláveis para a LIPOR; e
  • Incentivar a reciclagem dos resíduos em todas as camadas da população.

Ao longo dos últimos meses, os Técnicos Especialistas da LIPOR têm trabalhado, em estreita ligação com as entidades respetivas e com a Camara Municipal da Póvoa de Varzim para encontrar e resolver as principais dificuldades dos sistemas de gestão implementados. Todo o processo teve início com um diagnóstico e o levantamento das características dos vários Recintos, verificando as condições atuais (equipamentos de deposição e sua localização, tipo e periodicidade de recolha, …).

A partir deste diagnóstico base, é definido um plano de intervenção adequado, indicando a reformulação do tipo de equipamentos, as quantidades e a localização dos mesmos, definindo, ao mesmo tempo, o tipo e periodicidade de recolha com o Município. Neste processo foram relocalizados 36 contentores para o lixo comum e instalados cerca de 110 equipamentos LIPOR para fomentar a reciclagem.

A sensibilização dos utilizadores habituais dos recintos é outro passo fundamental para o sucesso das mudanças implementadas, tendo sido realizadas já 5 ações de sensibilização.

De modo a não deixar o trabalho e a vontade de melhorar esmorecerem, continuaremos a monitorizar as alterações e as melhorias, a qualidade das cargas e as quantidades recolhidas sempre numa perspetiva de promover as boas práticas de reciclagem.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi