25 Jun

Mercados de bens em 2ª Mão: como medir o impacto?

Os mercados ou feiras de bens de 2ª mão fazem parte da nossa história!

São exemplos disso a Vandoma e a Feira da Ladra! A sua importância é inquestionável, não só pela componente financeira, mas também, e talvez menos notada, a ambiental: dar novas oportunidades a bens e materiais que já não vimos utilidade, mas que outros ainda veem! É, pois mudarmos o paradigma de uma sociedade consumista e descartável para uma sociedade circular!

Apesar de ser inegável a importância destes mercados, é fundamental obter informação relacionada com o impacto ambiental em que os mesmos acabam por se traduzir. Quantos quilos de resíduos foram evitados pela venda de bens ou materiais em 2ª mão? Qual o impacto em termos de emissões de CO2eq evitadas que conseguimos? Estas foram estas algumas das questões que a LIPOR e a SPOT resolveram começar a colocar!

O primeiro trabalho foi iniciado em 2016 e retomado em 2023, com a estabilização do mercado Flea Market e com a criação de um modelo de registo, onde os "Re-users” vendedores são fundamentais para o sucesso deste importante trabalho! Através de um inquérito realizado em cada mercado, consegue-se medir os artigos transacionados, por tipologia, e estimar a quantidade (em kg) de resíduos evitados!

O próximo passo é alargar esta medição a novos mercados e lojas para que conjuntamente consigamos, não só incutir esta opção de venda/compra na comunidade, conhecer os diferentes mercados dentro dos oito Municípios da LIPOR, mas também medir e comunicar o seu impacto ambiental!

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi