17 Jul

O F.C. Porto comprova e reforça a sua aposta na boa gestão ambiental com o mais recente Plano de Ação ACCESS

A participação do F.C. Porto no projeto ACCESS não só comprova a determinação na gestão ambiental responsável que o clube tem vindo a demonstrar ao longo dos últimos anos, como também impulsiona ainda mais a sua motivação.

Este Plano de Ação surge como resultado de uma cooperação intersectorial de longa data entre o F.C. Porto e os seus intervenientes locais e regionais, que já permitiu ao F.C. Porto avançar significativamente na melhoria do seu desempenho ambiental, aliando a motivação, o empenho, os recursos e a inspiração do clube e o apoio, as competências e a experiência das partes interessadas. Com o Plano de Ação ACCESS, esta cooperação frutuosa dá mais um passo em frente.

Uma dessas parcerias de longa data reflete-se no desempenho do clube na gestão de resíduos, que tem sido exemplar ao longo dos anos. Em conjunto com a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, o clube tem vindo a melhorar continuamente as práticas de prevenção de resíduos e a aumentar as taxas de reciclagem. Com este Plano de Ação, o F.C. Porto pretende dar corpo a estas conquistas e compromissos através da Certificação "Coração Verde” da LIPOR, bem como dar o exemplo e inspirar outras organizações e indivíduos a segui-lo. O próprio certificado significa práticas e estratégias avançadas na promoção e garantia da sustentabilidade ambiental, uma vez que os seus objetivos são reconhecer, adotar e implementar práticas sustentáveis de gestão de resíduos, envolver a comunidade, monitorizar o impacto destas iniciativas e reconhecer formalmente estes esforços através da Certificação.

Enquanto a LIPOR seria responsável pelo desenvolvimento e adaptação do modelo de certificação do F.C. Porto, abrangendo etapas como o diagnóstico, o plano de ação, a certificação e a gestão, incluindo o fornecimento de orientação técnica ao longo do processo de certificação, a Porto Ambiente – empresa municipal de gestão e serviços ambientais no Porto, desempenhará um papel crucial nesta colaboração. As suas responsabilidades incluem o apoio à implementação do plano de ação, fornecendo recursos, conhecimentos especializados e conhecimentos locais que são vitais para adaptar a iniciativa às necessidades específicas da comunidade portuense. O seu envolvimento garantiria também que o plano de ação se alinhasse com os objetivos mais vastos de sustentabilidade municipal. Este esforço colaborativo aproveita os pontos fortes e a experiência da LIPOR, da Porto Ambiente e do F.C. Porto, com o objetivo de criar um modelo de sucesso para a sustentabilidade ambiental que possa ser replicado e dimensionado.

Leia o artigo completo AQUI (em inglês).

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi