10 Set

TAE comemora primeiro aniversário: um marco na Sustentabilidade e Eficiência

Há um ano, a LIPOR e os Municípios associados celebraram a inauguração da Nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens (TAE), a maior em capacidade instalada da Península Ibérica. Desde então, temos testemunhado o impacto positivo que esta infraestrutura inovadora tem trazido ao nosso compromisso com a sustentabilidade.

Esta unidade permitiu um aumento da capacidade de processamento de embalagens, assegurando ao mesmo tempo um aumento da qualidade dos materiais no final do processo, bem como, uma maior fiabilidade e flexibilidade operacional.

Nos últimos 12 meses, a TAE alcançou ótimos resultados, com um total de 1060 horas trabalhadas e com a produção de 10.192 fardos, correspondendo ao processamento de 7.320 toneladas de materiais, demonstrando a eficiência e robustez da instalação. Este investimento, que envolveu cerca de 9 milhões de euros, cofinanciados pelo POSEUR, permitiu-nos aumentar significativamente a capacidade de processamento de embalagens e incrementar a taxa de reciclagem, em linha com os objetivos estabelecidos pelo PERSU 2030.

Neste período inicial de operação tem sido possível aumentar progressivamente a capacidade da instalação e o tempo efetivo de trabalho, o que nos levará a iniciar a operação em dois turnos já a partir de outubro.

Esta unidade é um exemplo de inovação e digitalização, equipada com ferramentas de ponta que permitem monitorizar o balanço de massas em tempo real, controlar remotamente a operação e garantir a qualidade dos materiais com precisão através de sistemas óticos e inteligência artificial.

Este primeiro ano é um testemunho do compromisso contínuo da LIPOR e dos seus Municípios associados com a maximização da reciclagem e a valorização dos resíduos, contribuindo assim para as metas da União Europeia para a Região e do País.

Continuamos a dar mais à Reciclagem!

Projeto financiado por

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi