A Casa do Corim
A Casa do Corim é um espaço multifuncional que terá como objetivo base funcionar como o Hub de Sustentabilidade da LIPOR.
A Casa
Da desaparecida muralha medieval afonsina da cidade do Porto partia, pela antiga Porta de Carros, uma antiga estrada com raízes perdidas no Tempo em direção a Guimarães, e, posteriormente, para o Norte de Trás-os-Montes, servindo localidades como Alfena, Santo Tirso ou Moreira de Cónegos. Em meados do século XIX recebera o título de Estrada Real nº 32 e no século XX de Estrada Nacional n.º 105. Nos dias que correm, um dos trechos da antiga estrada tem a denominação de rua Dom Afonso Henriques, onde figura um edifício conhecido por Casa ou Quinta do Corim no número 2540 na freguesia de Águas Santas concelho da Maia.
A Casa do Corim, construída num estilo nasoniano, remonta à primeira metade do século XVIII, altura em que começou a ser construída. Entre 1747 e 1995 a Casa do Corim conheceu nove proprietários diferentes. O primeiro registo até agora encontrado é de Duarte Pechirim, cabendo à família de Fernando Antunes Moura e Maria Elisa Cerejeira Pereira Bacelar Moura viver nela entre 1955 e 1995, altura em que foi adquirida pela autarquia da Maia.
Já no século XIX entre 1832/34, serviu de Quartel–General às tropas absolutistas de D. Miguel aquando do cerco do Porto, tomando a denominação de Quartel-General de Agoas Santas
Em 1886 foi palco do enlace matrimonial de Aurélio da Paz dos Reis, horticultor e precursor do cinema em Portugal, com Palmira Cândida Guimarães filha do proprietário da casa o Comendador António Fernandes Guimarães.
O seu magnífico jardim com Camellias japonicas centenárias e azulejaria tradicional portuguesa, proporciona a quem a visita uma agradável sensação de paz difícil de encontrar na vida citadina.
Dinamização
A dinamização da Casa do Corim será promovida pela LIPOR, no âmbito de uma parceria Institucional com o Município da Maia. Um espaço de promoção da sustentabilidade, empreendedorismo, da proteção do ambiente e capacitação dos cidadãos para diferentes temáticas ambientais, sem esquecer a promoção do desenvolvimento cívico, social e cultural, em torno dos principais desafios para o desenvolvimento sustentável, constituindo-se como um polo influenciador da Comunidade local e empresarial, contribuindo para níveis crescentes de literacia ambiental na sociedade, consubstanciado em três eixos estratégicos, nomeadamente:
Formar e Conhecer
- Seminários
- Ciclos Sessões Temáticas
- Formação
- Fóruns
- Reuniões
- Innovation Learning
Envolver e Experienciar
- Workshops
- Feiras e Mercados
- Worklabs Literacia/Sensibilização
- Ciclo Cinema Ambiental Atividades Culturais/Ambientais
- Exploração Biodiversidade Exposições
Partilhar
- Reuniões Internas
- Reuniões Conselho de Administração Iniciativas/Eventos
- Internos/Externos Receção Delegações Internacionais
- Parcerias
- Co-working
- Cedências Espaço Parceiros Relevantes
Atualmente a Casa do Corim é um espaço multifuncional que tem como objetivo base funcionar como o Hub de Sustentabilidade da LIPOR e polo de disseminação cultural com fruição gratuita do espaço. Todos os meses a LIPOR dinamiza o espaço com um open day. As exposições e workshops de cariz cultural e ambiental enriquecem a Casa e jardins. Acompanhe a programação aqui.
Brochura da Casa do Corim disponível para donwload aqui.
Brochura da Casa do Corim disponível para donwload aqui.