BE@T
Estar na moda é… ser sustentável? Nós dizemos que sim, e vocês?
Marcar um novo ritmo de mudança. Acrescentar valor a partir de recursos biológicos. Desenvolver alternativas às matérias de base fóssil. O Be@t, um nome que remete para a referência inglesa bioeconomy at textiles, ou bioeconomia nos têxteis, em português, reúne entidades em busca de soluções para a reconversão do setor têxtil e do vestuário em temas como a rastreabilidade e a transparência, o ecodesign e a ecoengenharia, o impacto e as novas métricas de sustentabilidade.
O Projeto Integrado Be@T – Bioeconomia para Têxtil e Vestuário, é liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, e conta com a participação de 54 entidades entre empresas, universidade, centros tecnológicos e outras entidades.
O objetivo do Be@t consiste na promoção e valorização da Bioeconomia para o setor Têxtil e Vestuário, com vista a acelerar a produção de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil, nomeadamente:
- Desenvolver novos produtos e materiais têxteis de origem biológica, renováveis e com melhor credencial ambiental;
- Explorar abordagens inovadoras de ecodesign e ecoengenharia para garantir a circularidade de produtos têxteis;
- Promover a reutilização, recolha e reciclagem de têxteis, bem como políticas regionais eficazes, para implementar cadeias de valor circulares;
- Contribuir para uma cultura de sustentabilidade e consumo responsável.
Este projeto que assenta em quatro pilares:
- Biomateriais;
- Circularidade;
- Sustentabilidade;
- Sociedade.
A LIPOR participa em 3 medidas do pilar da Circularidade, onde em conjunto com outros parceiros, irá desenvolver e instalar uma unidade piloto de triagem de têxteis e de resíduos têxteis. É expectável encontrar soluções para uma triagem automática com sistema de leitura para identificação de fibras de base celulósica, bem como, identificar peças policromáticas como xadrez, riscas, estampados, padrões diversos e identificar e remover acessórios como fechos, botões ou outros.
Duração do Projeto:
01/julho/2022 a 31/dezembro/2025
Co-financiamento:
Cofinanciado pela Componente 12 – Promoção da Bioeconomia Sustentável, integrada na Dimensão Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia (EU), enquadrado no Next Generation UE, para o período de 2021 – 2026.
Saiba mais: http://bioeconomy-at-textiles.com/