Projetos Concluídos

O nosso caminho em termos de Inovação segue um princípio de co-criação e inovação aberta que conta com projetos desenvolvidos a nível interno e em parceria, aproveitando e criando sinergias com mais de 40 parceiros. Temos vindo a participar em projetos financiados por programas como H2020, INTERREG, Life+, POCTEP, POSEUR, FCT, entre outros, com o objetivo de aumentar o conhecimento, a implementação de boas práticas e a troca de experiências entre parceiros internacionais.

Conheça, a seguir, alguns dos Projetos financiados que já desenvolvemos.



Projeto de Valorização do Rio Tinto  



A LIPOR, teve uma candidatura aprovada no âmbito do Fundo Ambiental: Adaptar o Território às Alterações Climáticas, Concretizar o P-3AC.

Com esse propósito, o projeto candidato "Aproximação e Valorização do Rio Tinto” incidiu na reabilitação fluvial do troço do Rio Tinto localizado nas imediações do Parque Aventura e Trilho Ecológico da LIPOR, perfazendo uma área total de aproximadamente 80 965 m2.
A intervenção terá em conta objetivos hidráulicos, ecológicos, paisagísticos e culturais, de forma a aumentar a resiliência das estruturas atualmente existentes, assim como promover a biodiversidade local e serviços de ecossistemas associados.

Foi objetivo da LIPOR, com este projeto, adaptar as infraestruturas reduzindo a sua vulnerabilidade aos efeitos previsíveis das alterações climáticas. Este projeto vem no sentido de criar respostas aos riscos e às oportunidades climáticas através de iniciativas a partir das quais se pode desenvolver uma adaptação eficaz. Assim, foi implementado um conjunto de ações que tornam os espaços menos vulneráveis, mais resilientes e adaptados aos fenómenos das alterações climáticas, nomeadamente a modelação dos terrenos para contribuir para a retenção e abrandamento do fluxo das águas, a melhoria do coberto vegetal para espécies mais adaptadas e autóctones e a estimulação da criação de micro-habitat, entre outros.


Comunidades REUSE  



O Projeto Comunidades REUSE, financiado pelo Fundo Ambiental, teve como mote "o que para muitos poderá ser um resíduo, para nós é um recurso” e permitiu à LIPOR dar o pontapé de partida, rumo à criação de comunidades mais circulares. Envolveu a realização do Estudo "REUSE+SOCIAL”, com a participação de 45 entidades da área LIPOR, com potencial de intervenção ativa no domínio da reutilização de bens usados (ex. vestuário, mobiliário, eletrodomésticos, entre outros similares) tais como, Associações, IPSS, Juntas de Freguesia ou Municípios.

A suportar esta ação, foram realizadas 53 ações de sensibilização e 4 ações de formação na temática da reutilização multimaterial, envolvendo 1 621 participantes. Foi, ainda, implementada a Campanha de Comunicação "reutilizar MUDA TUDO”, constituída por diferentes suportes físicos e digitais, de entre os quais se destaca um Guia Digital e um Stand expositivo. O plano de comunicação implementado permitiu obter um alcance médio total de 338 207 pessoas. 




Projeto ESTRAEE

O Projeto ESTRAEE (Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa POCTEP, integrou os parceiros: Deputación de Pontevedra; LIPOR; ERP Portugal; ERP España, Energylab e Revertia.

Na área LIPOR, permitiu-nos implementar um modelo que potencia a reutilização e reciclagem dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Entre outras ações, destaca-se a requalificação e instalação de novos equipamentos em 9 Ecocentros, permitindo a segregação na origem dos equipamentos com potencial de reparação, bem como a instalação na LIPOR (pólo de Baguim do Monte) de uma unidade que centraliza a receção dos equipamentos com potencial de reparação e de um Centro de Recuperação e Reutilização.
 
Para mais informações, consulte o site oficial do Projeto.



Capitaliza ESTRAEE 



O Projeto Capitaliza ESTRAEE teve como objetivo potenciar os resultados obtidos com o Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), concluído no quadro do POCTEP 2014-2020. Neste âmbito, em parceria com a Deputación de Pontevedra, a LIPOR implementou um conjunto diversificado de ações de cariz prático: 

  • Estudo para "Potenciação da Reutilização e Reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos na área de influência da LIPOR”;
  • Campanha de Comunicação "Vamos tornar a Economia Circular”, com recurso a variados suportes físicos e digitais, de entre os quais se destaca o Vídeo do Projeto ESTRAEE.
  • Publicação de um artigo técnico sobre o modelo de gestão implementado com o Projeto ESTRAEE em duas revistas especializadas.
  • IV Jornada Técnica ESTRAEE, com o tema "A Circularidade na cadeia de valor dos REEE”, com a participação 16 oradores/moderadores e envolvendo um total de 50 participantes, em representação de entidades nacionais, espanholas e europeias da cadeia de valor dos REEE. 

Em 2023, o ano de implementação do Projeto, foram recolhidas, nos 9 Ecocentros abrangidos, 662,76 toneladas de REEE, registando-se um incremento de cerca de 11% face ao ano anterior. 






Projeto "HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR”

O projeto "HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR” pretendeu desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam intensa e continuadamente a Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria. Assume-se, pois, que o fortalecimento da educação e a consciencialização das populações são os fatores determinantes para o sucesso na prossecução de um Novo Rumo.





LIFE TACKLE


O LIFE TACKLE (Teaming up for A Conscious Kick for the Legacy of Environment) é um projeto europeu que visa melhorar a gestão ambiental de jogos e eventos, elevando o nível geral de consciencialização e a chamada de atenção para as questões ambientais no setor do futebol, envolvendo, assim, os seus stakeholders mais relevantes – Associações Nacionais de Futebol, Clubes de Futebol, Gestores de Estádios e Apoiantes.

Desenvolvido pelo Instituto de Gestão da Scuola Superiore Sant’Anna (Pisa, Itália), juntamente com a UEFA e outros 7 parceiros internacionais e co-financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Life Environment, numa altura em que as questões ambientais são temas cada vez mais relevantes.





ECOBULK


O ECOBULK é uma iniciativa europeia de grande escala, financiado pelo Programa Horizonte 2020, que demonstra que a reutilização, atualização, renovação e reciclagem de produtos compostos é possível, lucrativa, sustentável e atraente.

Foram selecionados diversos produtos compostos nos setores mobiliário, automóvel e construção, como demonstradores, para comprovar um novo modelo circular.





D-NOSES

O Projeto D-NOSES, financiado pela UE, foi lançado nos dias 25 e 26 de abril de 2018, no campus da University College London. O consórcio do projeto, coordenado pela Fundação Ibercivis (Espanha), é uma parceria de nível mundial composta por 15 parceiros que combina especialistas em Pesquisa e Inovação Responsável (RRI), Ciência Cidadã e Co-criação, Associações Internacionais, cientistas de odores, Universidades e PMEs, Administração Local e Órgãos Públicos de 9 países.

Liderado pela Fundação Ibercivis, especialista em ciência cidadã e coordenado pela especialista em odores Rosa Arias, o D-NOSES demonstrará que a poluição por odores é um indicador de grandes questões ambientais.




WISEN - Monitorizamos continuamente para segurança dos trabalhadores

WISEN é um projeto que desenvolve uma solução integrada de sistemas de sensorização e transmissão de dados sem fios, para controlo e monitorização de trabalhos de risco em ambientes industriais.
Uma parceria entre a Eurico Ferreira e o CeNTI para o desenvolvimento da tecnologia e a LIPOR como cenário piloto para testar esta solução inovadora. Este projeto está integrado no projeto Europeu WINS@HI, liderado pelo NETAS, Centro de Investigação Turco.




Res2ValHUM - Promoção da valorização de resíduos orgânicos

Promovemos a compostagem como instrumento de gestão de resíduos orgânicos, de forma a reduzirmos a quantidade de resíduos depositados em aterro e a valorizarmos o composto produzido em aplicações de elevado valor acrescentado.

Para saber mais visite a página do projeto.




ReShape IT (Raising awareness of waste recycling approacheS for engineered Innovative educational Tools)

Numa parceria do CeNTI com a LIPOR, este projeto visa sensibilizar para a reciclagem de embalagens plásticas de PET (politereftalato de etileno) e HDPE (polietileno de alta densidade) pela via inovadora da impressão 3D. A implementação do projeto conta com financiamento atribuído pelo programa Ponto Verde Open Innovation promovido pela Sociedade Ponto Verde.




FlexNanoTEG - Com nanogeradores de eletricidade melhoramos a eficiência energética.

Reduzir o desperdício energético das unidades de gestão de resíduos foi o mote para que, juntamente com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolvêssemos uma tecnologia capaz de dar resposta a este desafio.
Assim, no âmbito de um projeto IC&DT, financiado pelo Programa Compete 2020 e pela FCT e desenvolvido em parceria com o CeNTI (Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) e a Universidade do Minho (Centro ALGORITMI), encontramo-nos a desenvolver nanogeradores termoelétricos capazes de transformar a energia perdida, na forma de calor, por máquinas, motores e em processos como a compostagem industrial, em energia elétrica que pode ser injetada na rede elétrica ou usada diretamente nos processos, melhorando assim a sua eficiência energética. 




AMP URBINOV - A Economia Circular com e para as Empresas. | 2016-2018


O Projeto AMP URBINOV: Inovação Urbana Aberta na Área Metropolitana do Porto tem como principal objetivo conhecer a inteligência territorial inerente ao ecossistema de inovação metropolitano, sempre com uma preocupação ambiental e visando novas práticas de inovação. 
Parceiros: Área Metropolitana do Porto.




LIFE+ Miniwaste – promoting home composting (EU) | 2010-2012

Desenvolvimento, implementação e avaliação dum plano inovador e sustentável para reduzir a fração orgânica dos Resíduos Urbanos nos Estados-Membro.
Parceiros: Rennes Metropole (França), Cemagref (França), Brno (República Checa) e ACR+ (Bélgica).




LIFE+ Building SPP – Green Public Procuremen
t (EU) | 2010-2014
Promoção e integração de práticas de compras sustentáveis em municípios Portugueses e Gregos.




LIFE COM – European Week for Waste Reduction (EU) | 2009-2011
Promoção da Semana Europeia de Redução de Resíduos, que ainda está em vigor a cada novembro em toda a Europa.
Parceiros: ADEME (França), ACR + (Associação de Cidades e Regiões para Reciclagem), ARC (Catalunha, Espanha) e IBGE (Região de Bruxelas, Bélgica).




H2020 – EWIT: Developing an e-Waste Implementation Toolkit (EU) | 2015-2017
Apoiar Municípios Africanos na implementação de sistemas eficazes de gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) para as suas Comunidades. Parceria com mais 23 Parceiros de referência Internacional.



A LIPOR tem acesso a uma linha de financiamento do POSEUR, com projetos que podem ser consultados aqui.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi