22 Out
A LIPOR e os Municípios Associados apostam na Qualidade dos seus Resíduos
As ambiciosas metas da reciclagem exigem aumentos significativas das Quantidades de resíduos recolhidos seletivamente e da melhoria da Qualidade dos materiais enviados para reciclagem. É necessário mais foco na promoção da economia circular, o que implica a valorização dos resíduos como matéria-prima para novos produtos.
Aproveitando o início de implementação dos Planos de Ação Municipais para os Resíduos Urbanos, também designados por PAPERSU, a LIPOR e os Municípios Associados criaram o projeto Qualimatters, que visa a melhoria e otimização da qualidade das cargas rececionadas de resíduos recolhidos seletivamente, sendo que o seu principal objetivo a redução das Não Conformidades nas descargas em 20%.
O projeto está assente em dois grandes eixos, em que o primeiro foca a informação, sensibilização e formação de todos os envolvidos, e o segundo, mais a nível técnico e operacional, com a melhoria dos procedimentos e implementação de novas tecnologias de apoio ao tratamento.
Neste sentido, no passado dia 2 de outubro, a LIPOR recebeu nas suas instalações os técnicos dos Municípios Associados para a apresentação e reunião de arranque do projeto. A reunião contou ainda com representantes das empresas BA GLASS e Greenpapers, que efetuaram apresentações sobre o impacto da não qualidade dos resíduos nos seus processos produtivos.
Complementarmente, com intuito de melhorar a Qualidade, a LIPOR continua a investir em sistemas de triagem mais eficientes para garantir a alta qualidade dos materiais reciclados e maximizar as quantidades que podem ser valorizadas.
A qualidade do material não é apenas um detalhe, é o que define a excelência do sistema de gestão e circularidade dos materiais. Será um desafio, que apenas só será ultrapassado com um trabalho em equipa: Munícipes, Município e LIPOR.