Há 6 dias
Rolha a Rolha semeia a recolha - Município de Valongo e LIPOR arrancam com campanha de sensibilização para a recolha de rolhas de cortiça
Arrancou no passado dia 15 de novembro, no Município de Valongo junto do canal HORECA (Restaurantes, hotéis, cafés e padarias), a sensibilização para o Projeto Rolha a Rolha semeia a recolha por uma equipa constituída por elementos da LIPOR, da Quercus e do Município de Valongo.
Este dia de arranque, contou com a presença de José Manuel Ribeiro, Presidente do Município de Valongo e Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, que se juntou à Equipa de Sensibilização.
Numa primeira fase, cerca de 65 estabelecimentos HORECA serão sensibilizados, na expectativa de, no final da campanha, se alcançar mais de 700 clientes aderentes ao projeto Rolha a Rolha Semeia a Recolha.
Atualmente 653 Estabelecimentos (Restaurantes, hotéis, cafés e padarias) dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, têm dado um importante contributo para o projeto Rolha a Rolha Semeie a Recolha, entregando para reciclagem 1 256 kg de rolhas de cortiça, o que perfaz um total de 251 210 rolhas de cortiça recolhidas, evitando assim a emissão de 286,75 kgCO2e, para a atmosfera (dados de janeiro a outubro de 2024).
O projeto, desenvolvido pela Quercus, a LIPOR e os seus Municípios Associados com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça, visa contribuir para a reflorestação em Portugal, já que por cada 50 rolhas recolhidas, irá ser plantada uma árvore autóctone, em parceria com a BA Vidro, Amorim e Extruplás. Permite também aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular.
Saiba mais em www.greencork.org/rolha-a-rolha-semeie-a-recolha/