29 Abr
LIPOR promove Workshop Participativo, para debater os têxteis, dedicado aos seus Municípios
A LIPOR, no relacionamento de proximidade com os seus Municípios Associados - Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde - tem vindo a promover ações temáticas específicas.
No passado dia 19 de abril, face à responsabilidade e obrigatoriedade de recolha de resíduos têxteis a partir de 1 de janeiro de 2025 por parte dos Municípios, a LIPOR promoveu o Workshop Participativo "Estratégias Sustentáveis para Têxteis e Resíduos Têxteis Pós-Consumo”.
Este evento focou-se na apresentação e partilha de iniciativas, finalizando com um momento de Brainstorming para discussão de ideias, de dificuldades e levantamento de necessidades no que toca aos temas das Compras Públicas Ecológicas, da Prevenção e Reutilização, das Soluções de Deposição e Recolha, das Soluções de Encaminhamento e de Valorização e Envolvimento do Cidadão.
Este encontro contou ainda com a intervenção da NITextile (uma spin-off da Universidade do Minho dedicada à investigação e desenvolvimento sustentável nos setores Têxtil e Calçado) que salientou a distinção entre o resíduos pré e pós-consumo, a implementação da Responsabilidade Alargada do Consumidor (RAP) no setor têxtil, a importância do design na prevenção de resíduos e apontou algumas soluções para o tratamento de resíduos têxteis e de calçado.
Neste workshop, para além de dirigentes e técnicos dos Municípios Associados estiveram também representados a CCDR-N e a Ambisousa.
#Residuostêxteis #RAP #ReciclagemTextil #CircularidadeTêxtil #LIPOR #NITextile