A estratégia 4M
Cuidamos do ambiente e das nossas comunidades.
Gerimos recursos, criamos valor.
Existem, hoje, evidências científicas inequívocas de que o clima está a mudar. Os Relatórios do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) reafirmam estas evidências e identificam as emissões antropogénicas de gases com efeito de estufa (GEE) como o fator determinante para o aquecimento do planeta, desde 1750. Mesmo reduzindo as emissões de GEE, a mudança climática e os seus efeitos negativos irão perpetuar-se por décadas.
O setor dos resíduos é central no debate climático global. Foi, neste contexto de responsabilidade, que assumimos, já em 2006, na dupla condição de emissor de GEE e de instrumento de mitigação, a monitorização e gestão das emissões de GEE como um instrumento fundamental para:
- em termos operacionais: reforçarmos ganhos de informação (em termos de indicadores específicos da sua atividade);
- em termos de posicionamento no mercado: termos uma abordagem proactiva e inovadora para um novo patamar de responsabilidade corporativa.
Adotamos, assim, como parte integrante da nossa estratégia, as metas da União Europeia para o ano 2030, demonstrando o compromisso da LIPOR no combate às alterações climáticas.
Mais de 18 anos empenhados na Mitigação e Adaptação
Neste contexto, a Estratégia 4M é uma forma de convidar os cidadãos a transformar a sua forma de viver, a reconhecer a importância das suas escolhas, a reduzir as emissões de CO2 e a construir uma sociedade mais saudável e sustentável.
Por isso, a prevenção de resíduos, a compostagem e a reciclagem, a biodiversidade, as hortas urbanas e a mobilidade são alguns dos temas-chave deste compromisso, sempre na perspetiva de como os cidadãos, com as suas escolhas, se podem juntar ao movimento 4M, assumindo esta estratégia como uma forma de estar e reduzindo assim o seu impacto no planeta.