Alterações Climáticas
Alterações Climáticas, é URGENTE?
Mais clima: o clima está a mudar! Sabemos que as Alterações Climáticas são um tema prioritário do Séc. XXI e que ocupa, hoje e cada vez mais, um papel de protagonismo na agenda política, na esfera empresarial e na sociedade.
É urgente ter consciência que:
- Mesmo reduzindo as emissões de GEE, a mudança climática e os seus negativos efeitos irão perpetuar-se por décadas;
- A Europa será uma das zonas mais afetadas pelas alterações climáticas, e Portugal está entre as áreas mais vulneráveis da Europa, associada a um cenário de calor e seca;
- Em termos de emissões de GEE, a tendência nacional é de diminuição – mas a região do Norte continuará a figurar entre as mais prioritárias do país.
Então... é connosco!
Definimos a nossa estratégia de adaptação às alterações climáticas com o objetivo de liderar e contribuir para o desenho de estratégias de nível regional e setorial.
Atualmente, encontramo-nos a desenvolver um Plano de Adaptação às Alterações Climáticas, em 5 setores operacionais, tendo em conta os eventos extremos sinalizados como risco elevado: precipitação extrema, ventos fortes, ondas de calor e seca.
Com este plano, pretende-se:
- Criar capacidade adaptativa;
- Aumentar a resiliência;
- Consciencializar e envolver o setor
E, assim, pretendemos criar comunidades resilientes às alterações climáticas: adaptadas ao presente, e preparadas para o futuro!