Responsabilidade Social
Sendo transversal a toda a LIPOR, o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social tem como principais objetivos:
A LIPOR, na prossecução dos objetivos acima descritos, promove uma participação de todos os seus colaboradores na identificação e comunicação de sugestões de melhoria e preocupações. Para isso, temos à disposição de todos um conjunto de opções, nomeadamente o Representante dos Trabalhadores para a SA8000, a Caixa de Sugestões, as Visitas de Responsabilidade Social trimestrais e as Auditorias de 2ª parte aos Fornecedores e Subcontratados mais relevantes para a Organização.
- Melhorar o ambiente organizacional interno através da demonstração da preocupação da LIPOR com os seus colaboradores e do estabelecimento de condições ainda mais adequadas de saúde e segurança;
- Garantir que são cumpridos os requisitos preconizados pela norma da responsabilidade social SA8000;
- Proporcionar incentivos que beneficiem colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas;
- Melhorar a informação e comunicação, e, portanto, maior fiabilidade das partes interessadas (clientes, comunidade, fornecedores, outros…);
- Consolidar a imagem e a reputação da LIPOR como organização socialmente responsável;
- Percecionar mais rapidamente os resultados do trabalho desenvolvido nesta área.
Uma das estruturas que foi criada no âmbito do Sistema de Gestão foi a Equipa de Desempenho Social, que acompanha sistematicamente o evoluir do próprio Sistema.
Ao mesmo tempo, a SAI disponibiliza nesta última versão da norma SA8000 uma ferramenta de diagnóstico de todo o processo que é uma mais-valia para o acompanhamento do Sistema de Gestão na Organização – a Social Fingerprint.
A LIPOR, na prossecução dos objetivos acima descritos, promove uma participação de todos os seus colaboradores na identificação e comunicação de sugestões de melhoria e preocupações. Para isso, temos à disposição de todos um conjunto de opções, nomeadamente o Representante dos Trabalhadores para a SA8000, a Caixa de Sugestões, as Visitas de Responsabilidade Social trimestrais e as Auditorias de 2ª parte aos Fornecedores e Subcontratados mais relevantes para a Organização.
Deixamos aqui um resumos dos vários instrumentos, como estes se interligam e como é feita a Gestão e Resposta a Preocupações, Sugestões e Denúncias.
O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social da LIPOR encontra-se
certificado segundo o referencial normativo SA8000 estando implementado
em toda a Organização nomeadamente no Pólo de Baguim do Monte, no Pólo
da Maia e na Academia Lipor.
Saiba mais aqui sobre o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social implementado na LIPOR.