Central de Valorização Orgânica
Acolhemos, Reciclamos e Devolvemos à Terra o que vem da Terra.
Na Central de Valorização Orgânica, situada em Baguim do Monte, temos capacidade para valorizar 60 mil toneladas/ano de Biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes) provenientes de recolha seletiva. A Central utiliza o processo de compostagem em túnel, produzindo cerca de 13 mil toneladas/ano de corretivo orgânico de alta qualidade, o NUTRIMAIS.
- Recolha Seletiva Porta-a-Porta Residencial (resíduos alimentares de habitações);
- Recolha Seletiva Porta-a-Porta Não Residencial (resíduos alimentares de restaurantes e similares);
- Outros circuitos de Recolha Seletiva dedicados (resíduos alimentares de diferentes origens, incluindo mercados e feiras, festas, romarias, eventos, etc.);
- Recolha Seletiva de Resíduos Verdes (porta-a-porta, de proximidade e ecocentros);
- Recolha Seletiva de Resíduos Verdes de Cemitério.
A Central de Valorização Orgânica é complementada por duas instalações de apoio:
- Parque de Verdes para onde são encaminhados e previamente selecionados todos os resíduos verdes (relvas, podas, troncos, etc.);
- Plataforma de Triagem de Resíduos Verdes de Cemitérios, na qual uma equipa de 6 colaboradores procede à separação minuciosa dos resíduos verdes provenientes dos cemitérios.
Monitorização Ambiental
Todo o processo desenhado na Central de Valorização Orgânica responde a duas premissas fundamentais: por um lado, assegurar uma ótima qualidade do produto final (composto); e, por outro, o tratamento integral dos odores, diminuindo o seu impacto no exterior da Central.