Parque de Compostagem e Unidade de Microdigestão de Biorresíduos
A estratégia de promoção da valorização de resíduos verdes e alimentares da LIPOR, numa perspetiva de facilitar a Economia Circular por um lado e as exigentes metas e objetivos da União Europeia para Portugal, por outro, exigem um esforço concertado da LIPOR e das Câmaras Municipais suas associadas, para crescermos em quantidade e qualidade dos materiais com potencial de serem reciclados, transformados e valorizados.
Neste sentido, o desenvolvimento e construção de um Parque de Compostagem de Resíduos Verdes em Laúndos assume um papel fundamental em toda esta estratégia. Este novo Parque tem uma área de 13.400 m2 e tem como objetivos tratar localmente os resíduos verdes recolhidos seletivamente nos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, respeitando uma abordagem integrada e circular dos biorresíduos.
O Parque de Compostagem de Laúndos tem uma capacidade de receção de resíduos verdes de 8.000 toneladas/ano, correspondendo a uma capacidade de produção de composto superior a 2.000 toneladas/ano, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR.
Ao mesmo tempo, na área da Estação de Transferência da Póvoa de Varzim foi instalada uma Unidade de Microdigestão de Resíduos. Esta Unidade terá como objetivo a valorização local de resíduos alimentares provenientes da recolha seletiva no município, nos setores residencial e não-residencial (estabelecimentos HORECA), servindo cerca de 18.000 habitantes, apresentando uma capacidade nominal de 2,5 toneladas/dia de resíduos alimentares, o equivalente a cerca de 900 toneladas/ano.
Estas duas novas Unidades foram financiadas pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.