Prevenção e Valorização de Biorresíduos
Prevenção e Valorização de Biorresíduos - rumo a uma gestão sustentável e circular.
Cerca de 40% dos resíduos urbanos produzidos são Biorresíduos, compreendendo os resíduos alimentares e os resíduos verdes (resíduos biodegradáveis de jardins e de parques). A prevenção e valorização de Biorresíduos têm um importante papel no fecho dos ciclos de nutrientes, na preservação da biodiversidade, na redução das emissões antropogénicas de GEE e na materialização de uma bioeconomia sustentável. Como tal, estes aspetos assumem um especial destaque em importantes estratégias Europeias e Nacionais (PAEC, Pacto Ecológico Europeu, PNGR, PERSU 2020+, RNC2050).
A LIPOR é uma instituição pioneira e de referência na prevenção e valorização de Biorresíduos em Portugal. A atuação da LIPOR para este fluxo assenta numa abordagem integrada e circular que compreende os eixos descritos de seguida, respeitando a hierarquia apresentada em baixo:
- Redução na fonte e reutilização - Visa atuar ao nível do desperdício alimentar através da sua redução ou através do encaminhamento de excedentes alimentares e/ou da promoção do consumo destes. Inclui os projetos Embrulha. e Dose Certa e o acompanhamento de diferentes entidades, tais como, Banco Alimentar, Fruta Feia, GoodAfter, Refood, Too Good To Go e Zero Desperdício.
- Tratamento local - Visa o tratamento na fonte de Biorresíduos. Inclui projetos de compostagem caseira e comunitária e parques de compostagem de resíduos verdes.
- Tratamento centralizado - Visa a recolha seletiva e a valorização de Biorresíduos. Os Biorresíduos recolhidos são valorizados na Central de Valorização Orgânica da LIPOR, através do processo de compostagem em túnel, produzindo o composto NUTRIMAIS.
Conheça melhor a nossa Estratégia de Prevenção e Valorização de Biorresíduos.
Explore os links apresentados acima para conhecer melhor a nossa estratégia de prevenção e valorização de biorresíduos e os projetos que temos em curso.