Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Vamos parar com o desperdício!

Associamo-nos a uma iniciativa que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão sustentável de resíduos: A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR).

A concentração de um grande número de iniciativas numa semana em toda a Europa pretende dar uma dimensão especial ao evento, potenciando cada ação e a atenção dos cidadãos.

Esta é uma iniciativa para todos! Entidades; Administração Pública; Empresas/Indústrias; Organizações Não Governamentais; Estabelecimentos de Ensino (Escolas e Universidades); e, Cidadãos, em grupo ou individualmente, somos convidados a participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Para mais informações sobre esta iniciativa pode consultar a página oficial da EWWR.

Quais são os objetivos principais da EWWR?

  • aumentar a consciencialização sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais da União Europeia e dos Estados-Membros;
  • destacar o trabalho realizado pelos participantes da EWWR;
  • mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a desenvolverem iniciativas no âmbito dos temas-chave da Semana;
  • reforçar a capacitação das partes interessadas da EWWR fornecendo ferramentas de comunicação e formação específicos.

Em 2024, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá de 16 a 24 de novembro e terá como temática "Desperdício Alimentar".

O que significa desperdício alimentar?

O desperdício alimentar refere-se a todos os alimentos (incluindo bebidas) e partes não comestíveis associadas, removidos da cadeia de abastecimento alimentar humano nos seguintes setores: fabrico de produtos alimentares, retalho alimentar/mercearia, serviços alimentares e agregados familiares.

O problema...
Todos os anos, os estados da UE produzem mais de 58 milhões de toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a 131 kg por habitante. Estes dados são ainda mais dramáticos se considerarmos que mais de 37 milhões de pessoas não conseguem pagar uma refeição de qualidade todos os dias.

A nível global, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado.

Olhando para os dados do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), em 2019 foram produzidas cerca de 931 milhões de toneladas de desperdício alimentar, o que representa 17% da produção alimentar global total. Mas em que momento é que estes alimentos se tornam desperdício? A grande maioria dos resíduos alimentares tem origem nas famílias (mais de metade dos resíduos alimentares produzidos), nos serviços de alimentação (restaurantes, restauração) e no retalho (supermercados, lojas).

Por trás desta quantidade de desperdício alimentar, escondem-se impactos económicos e ambientais. Os dados estimam que, para o desperdício alimentar produzido anualmente na Europa, existe um valor de mercado associado de 132 mil milhões de euros. Além disso, o desperdício alimentar tem consequências em termos de emissões de gases com efeito de estufa relacionados, por exemplo, com a utilização de terras agrícolas, recursos de água doce e fertilizantes para a produção de alimentos.

EWWR para Redução do Desperdício Alimentar
A EWWR decidiu unir forças para mudar a forma como produzimos, consumimos e distribuímos alimentos na Europa. Através de ações e iniciativas inspiradoras, os coordenadores e toda a comunidade da EWWR estão empenhados em orientar as autoridades locais e públicas, as empresas privadas, as associações, as escolas e os cidadãos a repensarem a sua relação com a alimentação e a aumentarem a sua consciência sobre o impacto ambiental, económico e social do desperdício alimentar.


Links Úteis:

  • O Projeto FOODRUS project fornece resultados e materiais interessantes em 3 sites: Danish pilot em carne e peixe, Slovakian pilot na cadeia de valor do pão, Spanish pilot em vegetais e saladas pré-preparadas.
  • Fichas técnicas publicadas pelas Brussels Environment sobre separação e redução de desperdício alimentar. Disponíveis em French e Dutch.
  • Diretriz sobre a prevenção do desperdício alimentar no setor da restauração pela Agência Alemã do Ambiente. Disponível em English e German.
  • Olio: Aplicativo que permite compartilhar coisas que já não precisa, inclusive comida, com pessoas próximas. Disponível em vários países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e muitos países europeus, como Espanha, França, Itália, Bélgica e Portugal.
  • Too good to go: Através desta aplicação, pode obter Pacotes Surpresa oferecidos por estabelecimentos e restaurantes locais da sua região, ajudando a combater o desperdício de alimentos. Disponível em 17 países na Europa e América do Norte
  • Schools against food waste – Ferramentas para evitar o desperdício alimentar na sala de refeições. Disponível em catalão.
  • The FOODRUS project collected 25 good practices to prevent food waste and food loss.
  • Segunda vida para o pão. Este livro está disponível em English, Slovak e Hungarian
Lembre-se que pode sempre optar por focar a sua ação noutro tema relacionado com a prevenção de resíduos!

Não deixe de participar na Semana da Prevenção! Juntos somos mais! 



Em 2023, orgulhamo-nos das cerca de 190 ações registadas nos nossos Municípios Associados! Este ano, a Semana Europeia da Prevenção decorrerá de 18 a 26 de novembro. 

Não fique só a ver, participe!


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi